Hemófilos do tipo B (Hib)

1. As doenças

O Haemophilus influenza (Hib) é uma bactéria que provoca meningite, sepse, pneumonia, otite, infecções de garganta e celulite. A transmissão ocorre principalmente em ambientes fechados e aglomerados, como por exemplo, escolas, creches, etc. A utilização da vacina diminuiu drasticamente a ocorrência da infecção. Com o aumento da incidência desta doença em idosos, alguns geriatras estão recomendando a vacinação nesta faixa etária.

 

2. A vacina

Via: intramuscular

Idade:  a partir de 2 meses de idade

Esquema:  

·      Para menores de 1 ano: Ver Calendário de vacinação SBIm criança e vacinas combinadas disponíveis.

·      A partir de 1 ano, adolescentes e adultos: uma dose.

OBS:

·      Alguns estudos sugerem que pacientes com condições associadas a um aumento no risco de contrair doenças causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b, como anemia falciforme, leucemia, esplenectomia ou infecção pelo HIV, podem beneficiar-se com a imunização com a vacina Haemophilus influenzae b (conjugada).

 

3. Contraindicações/reações adversas 

  • Recomenda-se adiar a vacinação na vigência de doença aguda associada a comprometimento do estado geral, acompanhada ou não por febre.
  • A vacina esta contra indicada em caso de alergia grave a algum componente da vacina.
  • As principais reações adversas apos a vacinação são: dor, febre baixa e mal estar, assim como vermelhidão e edema no local da aplicação. Essas reações não são consideradas graves e não contra indicam posteriores reforços vacinais.
  • Em caso de reações locais recomenda-se aplicação de compressas frias no local e o uso de antitérmico de acordo com a prescrição medica.